A resposta é muito simples, precisa saber resolver problemas. A primeira necessidade, além de uma formação é claro, é saber resolver problemas, para desta forma escolher qual a melhor ferramenta e a melhor estratégia para resolver um problema, ai sim a formação e a experiência farão a diferença.
Eu percebo muito claramente que no mercado existem muitos profissionais formados, pós graduado, com larga experiência, mas que ainda não sabem resolver problemas, e se desgastam muito tentando aplicar uma solução não adequada a um certo tipo de problema. E para o cliente a experiência acaba não sendo satisfatória, e muitas vezes o gasto de tempo e dinheiro não é adequado, claro.
Não adianta vender a ideia que você é bom o bastante simplesmente pelas certificações que carrega ou pela representatividade de marcas que possui, se no fundo ao analisar um conflito de ideias ou uma falha sistêmica de um projeto ou um sistema mais simples mesmo, você não conseguir entender o que está ocorrendo, onde as pessoas estão errando e qual a melhor tarefa executar para chegar ao resultado esperado pelo cliente, com o melhor custo benefício é claro para ambos.
Vamos a um exemplo básico para entender melhor essa dinâmica: O que você acha melhor?
Vamos supor que uma loja ou um escritório precisa de um servidor para manter o Sistema Gerencial de Vendas funcionando. Qual melhor estratégia? Servidor em nuvem ou Servidor físico localmente?
Depende das necessidades do cliente. É sabido que a tecnologia em nuvem é superior e tem um mundo de vantagens sobre qualquer cenário, mas até mesmo para acessar qualquer recurso em nuvem você precisa de um Desktop ou Workstation, seja ele de mesa ou portátil, então dependendo da necessidade, não faz sentido investir em uma tecnologia tão robusta e aumentar o custo do cliente, sem a real necessidade.
Olha por exemplo, o pacote Office 365 já oferece muitas ferramentas de produtividade e ainda coloca todo o arsenal em nuvem para você acessar de qualquer lugar do mundo, inclusive um amplo espaço de armazenamento para guardar inúmeros arquivos com segurança e privacidade.
Outro exemplo para produtores de conteúdo e editores áudio visuais, a Adobe em seu pacote de assinatura, também permite armazenar todo seu portfólio e projetos em nuvem própria também.
Muitas empresas de sistemas ERPs ou Sistemas Gerenciais Comercial, já migraram ou estão migrando para nuvem, não precisando assim os clientes se preocuparem com servidores, backups e outras necessidades estruturais além de uma conexão de internet estável.
O fato em si é que, muitas ferramentas que conhecemos já estão sendo alocadas e projetadas para funcionarem em nuvem pelas próprias mantenedoras e suas marcas, não cabendo mais ao consumidor ou usuário, se preocupar com uma estrutura suficientemente escalonada para seu negócio ou suas tarefas, e ainda mais, se preocupar tanto com segurança e não querer deixar seus dados armazenados fora da sua empresa.
Vazamento de dados pessoais pelas redes sociais é algo muito, mas muito diferente, de um possível vazamento de dados, documentos ou informações de um armazenamento ou qualquer outro sistema em nuvem. Essa inclusive pode ser uma outra pauta para outro artigo meu.
Concluindo então, o melhor que um profissional de Ti pode oferecer é a sabedoria na hora de resolver um problema, traçando a melhor estratégia, aplicando a melhor ferramenta, com o melhor custo vs. benefício para o cliente.