O que esperar da Tecnologia e suas inovações? A um bom tempo que não temos muitas novidades tecnológicas que são criadas para ajudar no dia a dia das pessoas, a indústria vem brigando principalmente por insumos e custo de produção e na luta contra escassez de chips decorrente dos últimos acontecimentos globais.
Mas agora caiu como uma bomba a Inteligência Artificial, ela evoluiu tão rapidamente e do nada apareceu várias empresas e várias opções e variações dessa tecnologia cada uma para uma necessidade diferente. Mas na minha opinião não deveria se chamar Inteligência Artificial, esse nome assusta as pessoas e não é à toa. Que tal Gerador de conteúdo artificial, ou talvez, Ferramenta de processamento de conteúdo, qualquer coisa do tipo. Eu acho que a descrição final da AI é muito mais sobre ela do que o seu nome impactante.
No final das contas ela só trabalha em cima de coisas que já existe, textos, imagens e vídeos, ela identifica, indexa, organiza e entrega um conteúdo processado, não é criativa, não tem a capacidade de analisar com emoção e sabedoria como nós, ela analisa com base em tudo que já foi escrito e publicado, filtra, concentra, resume ou complementa com base no seu algoritmo e toda a base de informações que ja existe.
E não quero tirar o prestígio da ferramenta, longe disso, eu acho que ela tem suas aplicações e quem souber usar vai se beneficiar e muito, é só mais uma ferramenta e ela não vai substituir ninguém. É como eu sempre falo, tudo que vier para simplificar nossa vida vai ser muito bem-vindo, a engenharia da tecnologia está aí para isso, o resto vamos continuar fazendo como sempre fizemos.