2021 será o ano da arquitetura ARM

Guarde bem esse nome, ARM você vai ouvir muito falar e precisará estar atento a isso antes de comprar o seu próximo computador

Resumindo de forma muito breve, a arquitetura ARM é a tecnologia empregada para a produção dos processadores dos celulares, tablets, smart watchs e outros wearebles existentes no mercado. Essa arquitetura é focada em desempenho com pouco consumo de energia e baixa emissão de calor. Como forma de comparação, a arquitetura dos processadores de notebooks, computadores desktops e servidores atualmente é a AMD64 e a intel-X86.

Essas arquiteturas são robustas mas consomem muita energia, emitem calor demais e suas limitações técnicas não estão permitindo grandes evoluções nos últimos anos, é como se a tecnologia dessas arquiteturas tivesse chegado ao seu limite de evolução, não há mais o que ser melhorado e o que pode ser feito custa muito caro.

A arquitetura ARM, que não é tão nova assim, afinal está presente nos celulares desde os primeiros Smartphones lançados a mais de 10 anos, é mais moderna e tem um longo caminho de possibilidades de avanços em desempenho e melhorias.

A Microsoft foi a pioneira, em meados de setembro de 2019, lançou seu primeiro tablet híbrido Surface Pro X rodando Windows 10 nativo com processadores ARM, uma parceria com a maior fabricante de processadores desse nicho a Qualcomm. Mostrando já nessa época, muito promissor, pois você tinha um equipamento mobile nas mãos, leve, com boa autonomia de bateria, com desempenho e sistema operacional de Desktop. Nessa época as opções de aplicações ainda eram muito escassas, mas é natural, mediante um lançamento tão a frente do que teria por vir depois.

A principal diferença que torna essa arquitetura tão interessante além do baixo consumo de energia e emissão de calor, é o fato de em um mesmo chip ser integrado processamento gráfico, memória, unidade de controle de hardware e outros recursos, tornando assim seu desempenho muito superior, e que em um computador “normal” tudo isso estaria espalhado pela placa-mãe do equipamento.

A Apple lançou em novembro de 2020 o seu novo processador “M1” com arquitetura ARM, equipando seus novos Macbooks e IMacs e se mostrou muito eficiente no que essa arquitetura promete para o futuro dos computadores e periféricos no geral. Agora então, com todo o marketing empregado da Apple neste lançamento, despertando o interesse das pessoas em massa, as empresas começarão a entregar seus softwares compatíveis com essa plataforma.

Outras fabricantes de computadores agora vão começar a se mexer, Dell, Samsung, Lenovo, e outras começarão a produzir notebooks, Desktops e Servidores prontos para essa nova arquitetura, mas ainda precisamos aguardar as empresas dos softwares como Adobe, Oracle, SAP e outros, além do mundo dos Games também, adequarem suas linguagens para migrar seus portfólios para essa nova tecnologia e fazer sentido o quanto antes, o investimento nessa troca ou migração de tecnologia, podemos assim dizer, para o usuário final.

Comments are disabled.