Há 20 anos, era comum as pessoas serem repreendidas nas empresas ou em casa mesmo por ficar muito tempo na frente do computador, em redes sociais, em blogs ou até mesmo jogando. Naquela época, já se cogitava que a internet chegaria aos aparelhos celulares, mas não se imaginava que estaria em todas as coisas, como televisores e até geladeiras.
O fato é que o que as pessoas mais temiam, aconteceu. A internet está, sim, em todas as coisas. Lembro de um professor, durante minhas aulas de linguagem de programação, que certo dia disse que achava um absurdo estarmos próximos ao novo milênio e não existir uma tela interativa na porta do micro-ondas, nem espelhos de banheiro com informações do tempo e nossa agenda do dia. Ele tinha razão, demorou para isso tudo acontecer.
Ao longo desses últimos anos, vimos toda essa geração de tecnologia surgir e, muitas vezes, não conseguirmos acompanhar – muita gente está comprando sua primeira Smart TV somente agora, em 2019 e a grande maioria de nós não consegue ter o último lançamento de smartphone e usufruir de toda essa novidade.
Depois de muitos lançamentos de celulares, com telas cada vez maiores, em aparelhos cada vez mais finos e leves, os fabricantes estão apostando em inovações de duas telas, que dobram e desdobram, como tablets que você pode dobrar, guardar no bolso e usar como celular, por exemplo.
Opções de câmeras não faltam, o telefone celular evoluiu muito mais no quesito composição de câmeras do que as câmeras propriamente. Existem aparelhos com mais de 4 modelos de câmeras para as mais variadas possibilidades de fotografias, com softwares que evoluíram ao ponto de qualquer amador conseguir fazer fotos incríveis.
Opções de câmeras não faltam, o telefone celular evoluiu muito mais no quesito composição de câmeras do que as câmeras propriamente. Existem aparelhos com mais de 4 modelos de câmeras para as mais variadas possibilidades de fotografias, com softwares que evoluíram ao ponto de qualquer amador conseguir fazer fotos incríveis.
Isso tudo fez com que as redes sociais crescessem muito, tanto nos acessos quanto na qualidade das publicações e, assim, construíssem uma gama muito grande de consumidores de conteúdo, o que faz com que as empresas se movimentem para atrair a atenção dessas pessoas.
A receita é perfeita, você tem todo mundo conectado, com seus perfis prontos nas redes sociais, celulares com telas grandes e internet disponível em todo lugar – o resultado é muito oportuno ao marketing. É muito mais fácil alcançar o seu cliente pelas redes sociais, você tem todas as informações na mão. Não vamos entrar no mérito da privacidade, essa é uma outra discussão.
As informações das pessoas que podemos explorar para desenvolver o marketing são relacionadas a gostos, preferências, marcas seguidas, lugares que frequenta e o que está pesquisando no momento. É para isso que servem as redes sociais, para unir pessoas que se identificam, que tem os mesmos interesses, e porque não dizer, para juntá-las às empresas que gostam, que tem os produtos que lhes interessam também.
Precisamos saber usar isso a nosso favor, em favor dos negócios, porque a realidade é essa mesmo. Estamos chegando à quinta geração da internet, que traz conexão 10 vezes mais rápida, inclusive móvel, com grande número de dispositivos conectados no mesmo ponto e maior alcance de sinal nas redes de telefonia celular.