Em 2021 a rede Wifi será coisa do passado, a Fibra optica será a menina dos olhos de tudo que temos conectado em casa ou no escritório.
A engenharia da comunicação está rebolando para conseguir desenvolver equipamentos de transmissão de dados por rádio cada vez mais eficiente e com melhor alcance, mas devido as suas características físicas, um sinal de rádio quanto mais dados trafega menor alcance tem.
Pra você entender, faça o teste, com seu roteador Wifi que possui as duas bandas 2.4g e 5.0g, você já deve ter percebido que o ponto mais distante de onde se encontra o roteador o sinal 5G é mais fraco que o 2.4G. É fato, quanto mais alta a banda, maior chance de interferência, e menor alcance do sinal.
Esta é uma condição óbvia, para a emissão de sinal de rádio precisa-se de muita energia e há uma relação entre potência de sinal e frequência da banda, quanto maior a frequência mais energia precisa e com isso o alcance diminui, e não é só aumentar a potência de emissão deste sinal, existe uma série de impeditivos como regulamentações técnicas e que esbarram até mesmo na saúde humana.
Então não faz sentido investir tanto numa tecnologia com tantas complicações se existe uma opção mais eficiente, mais prática e com tantas possibilidades de evoluir.
A Fibra optica, de forma bem prática, é um “fio de vidro” que passa luz, em uma ponta tem um transmissor infra vermelho e na outra ponta um receptor, é isto basicamente. Já existem equipamentos com transmissor e receptor na mesma ponta entenda o quão simples ela pode ser e quantas possibilidades ela poderá ainda ter. Os transmissores de luz emitem uma luz com uma frequência que correspondem em dados “0 e 1”, é como se ela piscasse muito rápido e cada intervalo dessas oscilações correspondesse a 0 ou 1. Agora você imagina a velocidade da luz que conhecemos, e essas oscilações acontecendo na mesma velocidade, quanta informação é possível trafegar em uma fração de tempo pela luz?
Outra super vantagem, não tem interferência eletromagnética, não tem mau contato, não tem interferências com raios, a fibra optica tem alta durabilidade e ela pode sofrer upgrades pois a modernização ocorre nas pontas, os equipamentos se modernizam e a fibra continua a mesma na maioria dos casos.
As redes Wifi serão um complemento da Fibra, eu imagino as casas e os escritórios em 2021 já terão uma infraestrutura completa em fibra optica ligando todos os cômodos ou todas as salas, em cada sala, em cada mesa uma ou duas portas “fast connect” e ali você conecta seu notebook, sua smartv, ou sua multifuncional, e também o seu acess point Wifi para usar seu celular ou outro dispositivo portátil.
Eu vejo a morte ao Roteador Wifi que conhecemos hoje, ele vai dar lugar a um Hub inteligente que recebe o sinal de internet da operadora e compartilha em rede pela fibra optica com vários outros serviços firewall, roteamento, etc, que já são comuns nos roteadores e essa rede em fibra irá interligar todos os pontos de conexão espalhados pela casa ou escritórios através das “fast Connects”. Não terá antenas pois os módulos Wifi ou os acess points serão ligados em cada ponto onde será necessário ter Wifi.
É a melhor forma de você garantir mobilidade dentro do seu escritório ou sua casa, ter um acess point em cada ambiente e assim, você pode ter um sinal de qualidade com larga banda, e poderá andar por todo o espaço sem perder conexão ou velocidade, é bem mais inteligente que desenvolver um único roteador muito potente que alcance todo o espaço que precisa, como está chegando no mercado a nova rede Wifi de 6ª geração, ou pior utilizar repetidores como as “redes mesh”.
É claro que essa não é a realidade de todo mundo, estou só prevendo uma coisa que vai acontecer para grandes desafios onde ter conectividade com estabilidade e disponibilidade é um problema. Em pequenos espaços ou situações mais simples, é claro que um simples roteador wifi vai atender todas as necessidades das pessoas.